Carreira: #1 Jornalista de Moda

Imagem

‘Mas qual a relação de jornalismo com a moda? Editor e estilista não são a mesma coisa?’ Essas perguntas são frequentes quando eu digo que não quero trabalhar com criação. A maioria das pessoas não conhece o mercado fashion e sua amplitude, na verdade elas pensam que estudar moda é igual a ser estilista. Será que elas pensam também que o criador é responsável por todas as tarefas que envolvem revistas, tendências, desfiles e tudo mais? Ou será que elas não fazem ideia do trabalho duro que há por trás do “glamour”? É por essas e outras que passou da hora de abrirmos os olhos da sociedade para essa área que é a segunda que mais gera empregos no país.

As primeiras publicações de moda surgiram em Paris, pouco antes da Revolução Francesa, com o objetivo de educar as senhoras para a moda da corte, mostrando os vestidos usados pela rainha e por todas as outras mulheres da família real. A ideia fez tanto sucesso que, no século XIX, em Milão, o caso se repetiu e, mesmo no pós revolução, na pacificada era napoleônica, as mulheres continuaram a escrever sobre moda. Já no Brasil, a primeira publicação foi também no século XIX, no Jornal das Senhoras, criado em 1852, na cidade maravilhosa.

Com o tempo, o jornalismo de moda foi conquistando seu espaço na sociedade e hoje é de total acesso da população através de jornais, revistas, blogs, sites e televisão. O jornalista de moda pode ser responsável por absorver as tendências da passarela e as transmitir para as pessoas, pode cobrir eventos e atuar como repórter, na busca de novos ícones fashion do street style, pode ser assessor de imprensa organizando eventos e entrevistas, pode ser crítico e editor de moda, ou pode, também, escrever sobre moda, arte e cultura nos variados veículos de comunicação. Ele é o cabo de conexão entre você e a moda. O salário no Brasil varia entre R$2.000 e R$12.000 de acordo com o cargo e com a empresa em que você atua.

Daniela Falcão – Editora Chefe da VOGUE Brasil

Quem quer trabalhar nessa área da comunicação com certeza já se perguntou se deve fazer faculdade de jornalismo ou de moda. É fundamental que um jornalista saiba escrever, óbvio, mas é mais importante ainda é que ele saiba do que está falando. Para analisar um desfile, só as noções de regras gramaticais não serão o suficiente se você não entender de tecido, caimento, modelagem, criação, história da marca, história da moda, as últimas tendências e etc. Por isso, se você te muita dificuldade com a escrita, mas entende tudo de moda, faça jornalismo, mas se você escreve muito bem e não tem noção do que seja um corte em viés ou uma nesga, então faça moda.

Quem já é formado, há cursos livres de jornalismo de moda na Escola São Paulo e EnModa (que é online). São ótimos até para quem quer atuar como blogueira.

Quem se interessou pela área e quer saber mais sobre o assunto, indico o livro ‘Estudar MODA corpos, vestuário e estratégias’, o filme ‘O Diabo Veste Prada’ e os seriados ‘The Hills’ e ‘The City’ que mostram o dia-a-dia de estagiárias em revistas de moda.

Estudar sobre tudo, o tempo todo é fundamental, não esqueçam disso e não desistam do sonho de vocês, NUNCA, não importa o que os outros digam!

Bruna Said Miguel

Anúncios

2 opiniões sobre “Carreira: #1 Jornalista de Moda

  1. Muito legal! Mas embora seja evidente que jornalista escreve muito, o conhecimento obtido nessa graduação vai muito além de aprender a escrever. Tornar a moda, ou qualquer outro tema uma notícia, um produto para os meios de comunicação, precisa muito mais de conhecimento de persuasão e outras técnicas jornalísticas do que da gramática em si, e muito disso nós aprendemos na faculdade de Jornalismo. Eu também acho que todo jornalista de moda deveria fazer os dois cursos, e você vai adorar Said!!! rs. Beijoks.

    • ah isso sim, com certeza há técnica fundamentais para montar um texto jornalístico que só a faculdade de jornalismo proporciona .. mas o conhecimento do assunto também é muito importante! cada um tem que pesar o que tem mais dificuldade e seguir em frente! quanto mais cursos melhor!

      tenho certeza que sim! haha beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s