Bate-papo com: Alexandre Herchcovitch

Image

Boa noite!!

Para que não sabe, hoje o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch deu uma palestra sobre processo criativo no Senac Campinas. Durante duas horas de bate-papo, ele abordou assuntos como trabalho em equipe, matéria prima no Brasil, mercado de trabalho, preconceito no país, democratização da moda brasileira e comentou, também, como foi  a criação da sua última coleção (Verão 2013) desfilada na semana passada no SPFW, que foi inspirada no cantor pop Boy George.

Image

É interessante analisar o processo criativo de uma coleção e perceber que por trás do conceito mostrado nas semanas de moda ou até mesmo nas lojas, há uma equipe trabalhando duro durante 10 meses e, principalmente, que a marca é muito mais do que o Alexandre Herchcovitch! Apesar da fama de antipático, ele se mostrou muito flexível e humilde, não só por valorizar sua equipe e as diferentes funções no ramo da moda, mas também por ter peças da sua coleção que são acessíveis para todas as classes sociais.

Image

Outro ponto interessante foi do mercado de moda brasileiro que está escasso de mão-de-obra, principalmente para a área da costura, devido à falta incentivo financeiro, e também os impostos que são muito altos, encarecendo o produto e dificultando cada vez mais a concorrência com o mercado internacional. Esse assunto gerou o protesto feito pelos estilistas após o desfile da Cavalera semana passada.

As dicas dele para futuros estudantes de moda são estudar muito, saber de tudo um pouco, principalmente se você quiser seguir a área de comunicação, analisar todas as áreas no mercado, que são muitas, e ver com qual você se identifica melhor, e, caso você queira ser estilista, pensar muito bem antes de abrir uma loja ou uma marca própria, pois o investimento é muito alto e, ás vezes, vale a pena ser estilista para outras marcas, como é o caso da equipe dele composta por mais cinco criadores.  E, o mais importante de tudo, ser humilde sempre, ter os pés no chão, manter o equilíbrio entre o sonho e a realidade e ter em mente que ninguém nunca começa de cima!

Image

Lembrem-se, toda experiência é válida, pode não ser o que você esperava no começo, mas, com certeza, será uma lição e um degrau a menos na escada do mercado de trabalho! O espaço existe, basta usar as ferramentas certas para se encaixar nele!

Dica preciosa: ele sempre contrata estagiários em época de desfile porque o trabalho é dobrado! Fiquem de olho, a maioria dos cargos é efetivado! haha

Como foi um evento de moda, não podiam faltar looks exóticos! O que me chamou a atenção foi o sapato do João Paulo Penteado que arrasou com o seu adidas jeremy scott!

Image

Image

E, é claro, não podia faltar eu e minhas lindas todas trabalhadas com algum item de caveira em homenagem ao Alê, nosso brother!! haha

Image

Bruna Said Miguel

Anúncios

4 opiniões sobre “Bate-papo com: Alexandre Herchcovitch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s